Sinistro
O que é um Sinistro?
Sinistro é todo tipo de ocorrência prevista no contrato de seguro, de natureza súbita, involuntária e imprevista. Basicamente, são os acidentes de trânsito, incêndio acidental, furto, roubo que envolva o veículo segurado.
Os sinistros podem ser caracterizados como Parciais ou Integrais. O sinistro parcial é quando o veículo sofre uma colisão ou qualquer outro dano que não atinja 75% do valor do carro. Ultrapassando essa porcentagem, é definido como Perda Total (o famoso “PT”), significando assim como sinistro integral.
Ao passar por uma situação de sinistro, o segurado deverá passar um procedimento padrão, em um prazo máximo de 30 dias:
Apuração de danos, onde a causa, natureza e extensão das avarias serão levantadas por meio de vistorias, registros policiais e tantos outros;
Regularização, onde ocorre a análise do evento, definindo se ele está realmente coberto ou não;
Liquidação, na qual se realiza o pagamento da indenização, ou encerra-se o processo sem indenização.
Como acionar a Seguradora em caso de sinistro?
O acionamento deve ser feito por meio dos canais de contato disponibilizados pela Seguradora, podendo ser por telefone, e-mail, chat, aplicativo ou outros.
Em qualquer situação em que a Seguradora for acionada é preciso verificar alguns pontos como, quais coberturas foram contratadas, pois a seguradora só poderá ajudar se tiver o serviço que atenda ao ocorrido.
Vamos supor que você possui a cobertura contra colisão e se envolveu em um acidente.
Nesse caso a seguradora irá verificar essa condição e passar as orientações do que deve ser feito. Caso não tivesse a cobertura contra colisão, ao entrar em contato com a seguradora receberia essa informação e teria de resolver a situação por conta própria.
Quanto tempo tenho para acionar o seguro?
Se ocorrer algum sinistro, o indicado é que se entre em contato com a seguradora o quanto antes para que seja providenciada a indenização ou reparo do veículo.
Se o meu carro for roubado e eu acionar a seguradora em caso de sinistro terei direito ao carro reserva?
Isso vai depender se a sua cobertura contempla o carro reserva. Se está tiver coberto poderá solicitar esse benefício pelo período contratado. A seguradora então indicará qual o local que o veículo poderá ser retirado e por quanto tempo terá direito a usá-lo.
Em quanto tempo recebo a indenização integral do seguro?
O prazo para receber a indenização integral é de até 30 dias a contar do envio dos documentos.
AUTOMÓVEL
Pane do Veículo
Acione o serviço de Assistência 24 horas – através do número de telefone que consta na apólice – para que a assistência e/ou remoção do veículo seja realizada.
Acidente
Em caso de acidente com vítimas ou feridos, providencie o socorro imediatamente.
As autoridades competentes devem ser acionadas:
Polícia Militar – 190
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Rodoviária Estadual – 198
Polícia Rodoviária Federal – 191
SAMU – 192
Defesa Civil – 199
Se estiver sem sinal em seu celular no local do acidente, a chamada deve ser realizada através da opção ligação de emergência de seu aparelho.
Se necessário acione o serviço 24 horas da Companhia Seguradora para que toda assistência seja prestada.
Comunique imediatamente a Seguradora, ou a South Alliance, e apresente a documentação necessária para abertura do processo do sinistro.
Não inicie reparos no veículo sem a prévia comunicação e autorização da Companhia Seguradora.
Roubo ou furto
Acione a autoridade policial mais próxima para registrar a ocorrência.
Em seguida comunique o roubo a Seguradora ou a South Alliance para orientação do seguimento do processo.
Documentos básicos necessário para abertura de sinistro
Boletim de ocorrência
Documento do veículo – CRLV
Documento do condutor – CNH
Havendo terceiros – dados dos envolvidos e contato telefônico.
A Companhia pode solicitar documentos complementares, se julgar necessário.
Seu Corretor
Não hesite em procurar a South Alliance para orientações, nosso trabalho é Proteger Você!
Bata fotos do local do acidente, bem como dos danos causados ou sofridos. É uma garantia que comprova como o acidente ocorreu e quais danos foram decorrentes dele.
Em alguns casos específicos o Boletim de Ocorrência deve ser feito online pelas partes, no local do acidente. É importante relatar os fatos tais como ocorreram.
Caso não tenha concordância entre as partes do motivo da colisão ou do causador, ambas as partes podem fazer o boletim de ocorrência online, cada um com sua versão. Neste caso lembre-se de pegar o número do Boletim de Ocorrência da outra parte.
Mantenha a calma nessas situações, o nervosismo além de atrapalhar causa incômodos, solidariedade no trânsito é a dica do momento!
Lembre-se, acidentes acontecem, por isso ter Seguro é a garantia da sua tranquilidade!
RESIDÊNCIA
Em casos de Assistência:
A solicitação de assistência básica pode ser acionada pelo Segurado, na Companhia Seguradora, através do canal de atendimento de assistência 24 horas – descrito na apólice. Isso facilita a descrição do dano e as características do tipo da assistência, bem como antecipa a resolução do problema.
O seguro residencial pode agregar múltiplos benefícios de serviço de Assistência 24h para atender a emergências, como chaveiro, eletricista, encanador, e muitos outros. Consulte em sua apólice!
Em casos de Sinistro:
Os eventos de sinistro devem ser comunicados IMEDIATAMENTE a Seguradora ou a South Alliance para orientações de procedimento.
Observação: A Companhia Seguradora não tem o dever legal de arcar com os danos comunicados posteriormente, pois, a legislação vigente dispõe que o fato deve ser comunicado de imediato ao acontecimento para ter cobertura.
Os bens danificados não devem ser concertados sem a prévia autorização da Companhia Seguradora, EXCETO, se necessário preservar o bem.
Seu Corretor:
Não hesite em procurar a South Alliance para orientações, nosso trabalho é Proteger Você!